segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Matusalém - Luis Fernando Verissimo

Há algum tempo, convidaram o Zuenir, o Ziraldo e eu para escrever uma peça de teatro. O assunto, já que a soma das nossas idades dava mais de 250 anos (eu era o caçula!) seria a velhice, suas misérias, seus estragos, seus terrores, suas indignidades - tudo tratado com humor. 
*
Fizemos reuniões para planejar a participação de cada um no roteiro da peça. E reuniões, e reuniões, e mais reuniões, no fim das quais tínhamos exatamente nada. Nem um título. Os produtores nos lembraram, gentilmente, que a produção andava, que já havia uma atriz principal e um teatro contratados, que o espetáculo dependia do texto para ser encenado. Concordamos. O texto era essencial. O texto sairia. Só precisávamos de mais duas ou três reuniões. 
*
Finalmente, o alívio. Para nós e para os produtores, que chamaram um dramaturgo profissional para fazer o texto, aproveitando ideias que - milagrosamente - nós lhe déssemos durante os ensaios. Até hoje não sei a causa daquele branco tripartido que nos embotou o cérebro. Talvez a obrigação de encarar suas velhices e ainda fazer piadas a respeito tenha emburrado os três.
*
Algumas ideias do Zuenir e do Ziraldo chegaram ao palco. Nenhuma ideia minha sobreviveu. Pensei numa entrevista para a TV do Matusalém, o personagem mais longevo da Bíblia, avô de Noé. Matusalém, ao contrário do que todos pensam, ainda não morreu. Vive no Brasil, mais especificamente em Madureira, e chegou para a entrevista na TV de bicicleta.
- E aí, Matusalém. Quantos anos?
- Só vou dizer uma coisa. Na última vez que me fizeram um bolo de velas, a casa incendiou.
- A Bíblia diz que você morreu com mais de 900 anos.
- Vá acreditar na imprensa.
- Você... Posso chamá-lo de “você”?
- Lá na zona me chamam de “Matu”.
- Vivendo tanto tempo, Matu, você certamente se encontrou com muita gente importante...
- Iiiiih ... Diz um aí.
- Noé, seu neto.
- Grande safado. Quase me deixou fora da Arca, só porque eu estava sem mulher na ocasião e só aceitavam duplas.
- Jesus Cristo.
- Amigaço. Numa mesa com Jesus, nunca faltava vinho. 
- Como está se dando no Brasil?
- Mais ou menos. O INSS não aceita meus documentos porque o papiro está se esfarelando e não querem me pagar.
*
A peça não foi um grande sucesso nas teve uma carreira respeitável. Sobraram da experiência três autores penitentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um brinde às inimigas - Manuela Cantuária

  Duas amigas em uma mesa de bar. Uma delas ergue seu copo. "Um brinde às inimigas, que elas tenham saúde em dobro para aplaudir nosso ...