segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Direita/Esquerda - Luis Fernando Verissimo

Mesa de bar. Só os dois, enquanto o resto da turma não chega. Um momento para o tipo de conversa que a presença barulhenta do resto da turma não permitiria. Um momento para confidencias.
– Cara, tem uma coisa que eu queria te perguntar...
– O quê?
– Você é de direita ou de esquerda?
– Ué. Por que isso agora?
– Só para saber. Direita ou esquerda?
– Sabe que nem eu sei? As vezes sou de esquerda, às vezes de direita.
– Não pode, cara. Tem que se definir. Hoje em dia, todo o mundo precisa se definir. Direita ou esquerda?
– Não sei. Mas isso vai afetar nossa amizade? Você pretende pedir definições de toda a turma? Nossa amizade não é mais importante do que isso?
– Você está fugindo da pergunta. Direita ou esquerda?
– O que você acha que eu sou? Baseado na nossa amizade, baseado nestes nossos encontros no bar todos os dias e no que você sabe a meu respeito, você acha que eu sou o que?
– Aí é que está. Não dá para saber. Por isso eu estou perguntando: você é de esquerda ou de direita? Não vale dizer que é meio esquerda e meio direita. Tem que ter convicções claras e defendê-las com vigor. Veja o Serjão.
– Mas o Serjão é um energúmeno.
– Claro que é. Ele mesmo diz que está à direita de Adolf Hitler e nós damos risada dele, mas ninguém duvida da sua posição. Já a sua posição ninguém sabe qual é.
– Sou pela paz mundial, pela amizade entre os povos e pelo chope gelado.
– E continua fugindo da pergunta.
– Eu não estou fugindo da pergunta! Só acho que ela não é importante.
– Aí é que você se engana. Ela é importantíssima. No Brasil, e em todo o mundo, chegou a hora das definições. A hora da verdade. Direita ou esquerda? 
– Qual é a SUA posição?
– Você ainda pergunta? Direita, velho.
– À direita do Serjão?
– Por ali. Mas o Serjão não é da direita séria. Eu sou.
– Está bom, cara. Se é tão importante para você, eu me declaro solenemente de direita...
– Puxa. Custou, hein?
– ... esclarecida.
– O quê?
– Sou da direita esclarecida.
– COMUNISTA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Um brinde às inimigas - Manuela Cantuária

  Duas amigas em uma mesa de bar. Uma delas ergue seu copo. "Um brinde às inimigas, que elas tenham saúde em dobro para aplaudir nosso ...