quinta-feira, 4 de maio de 2017

Ironia – Gregório Duvivier


Naldo Junio - Desenhos de um garoto solitário


BOM DIA, alunos, hoje nós vamos falar um pouco sobre ironia. O que é? Como se faz? Posso brincar disso em casa? Vamos lá. Alguém faz ideia do que seja? Ironia é quando você diz uma coisa querendo dizer outra.
Então, quando eu minto, eu to sendo irônico?
Não, Jorginho, ser irônico é diferente de mentir. Ironia é um instrumento de argumentação, que serve pra você provar que você está certo.
Mentira também.
Sim, é verdade. Mentir também. Ok, ironia é um tipo de mentira. Mas é uma mentira com fins específicos. É uma mentira política.
Mentira política não é redundância, professora?
Ok, deixa eu tentar de novo. Ironia é quando você finge que está aderindo a um discurso pra mostrar como esse discurso é frágil. Por exemplo, quando eu digo que “ é tão bom ser professora, porque a gente trabalha muito, mas o salário compensa”, eu to sendo...
Mentirosa.
Sim, mas além disso...
Acho que falta humildade.
Não. Eu estou sendo irônica.
Irônica é tipo marrenta?
Não. Quando eu digo: “Meu marido é um santo, só me trai uma vez por semana”, estou sendo...
Machista.
Não. Irônica.
Professora, você precisa ter mais amor próprio.
Não. Era uma ironia. Deixa eu pensar em outro exemplo.
Pensa, professora. A gente espera. Ninguém aqui tem mais nada pra fazer mesmo.
João, você está sendo irônico?
Nossa, professora, obrigado por me ensinar o que é ironia. O que seria de mim sem a senhora?
Ah. Parabéns. Você entendeu.
Uau! Que aula boa que me fez descobrir o mundo!
Mas pode parar. Tá chato.
Ah, sim, porque a sua aula não costuma ser nada chata, né ?
Vai embora, João. Pra coordenação.
Ai, que chato, vou perder minha aula preferida.
João, eu te odeio.
Eu te amo, professora.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Era feliz com tão pouco - Fabrício Carpinejar

  No meu primeiro apartamento, formei a minha estantes de tijolos e tábuas colhidas na rua, e eu era feliz. Tinha dois bancos feitos de engr...